Posted by: kohlerortofacial | December 16, 2012

O uso de ‘chupetas’ poderá prejudicar no crescimento dos dentes?

downloadO uso da chupeta – desde que com modelagem do bico de forma chamada ortodôntica – é algo que, se utilizado excessivamente (o que significa dizer além dos 3 anos de idade) tem uma grande capacidade, sim, de deformar a ossatura maxilar, gerando um crescimento inadequado da arcada óssea superior e inferior e começando a gerar um problema ortopédico (o crescimento errado dos ossos da face) e – juntamente – um problema ortodôntico (a posição errada dos dentes em suas arcadas).

A chupeta nunca deve ficar ‘pendurada’ ao pescoço do bebê (geralmente numa linda correntinha de ouro presenteada por alguém) e nem presa à roupa. Ela não deve ficar disponível para o bebê. A chupeta deve ser usada apenas como um dispositivo que acalme a criança. Tanto que em inglês a chupeta é chamada de ‘pacifier’ (pacificador).

Portanto, se for possível evitar de todo as chupetas será melhor para o crescimento geral do rosto do bebê e também do correto posicionamento dos dentes nas arcadas. Mas, é sempre preciso ver se a criança não cria o hábito nocivo de sugar os dedos (chupar os dedos) pois aí o estrago sobre o crescimento dentofacial será muito mais expressivo (danoso) do que a própria chupeta. Por isto todo bebê deveria, mesmo em tenra idade ainda, ser acompanhado por um especialista em ortopedia facial ou um odontopediatra.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: