Posted by: kohlerortofacial | November 24, 2010

Respiração incorreta pode causar deformidades faciais

Respirar pela boca parece um ato inofensivo ao desenvolvimento corporal e em geral é reprimido com a justificativa de que o ar deve ser filtrado e umedecido pelo nariz antes de chegar aos pulmões. Porém, a respiração incorreta influi negativamente sobre várias outras funções e aspectos do organismo, podendo até mesmo ser responsável por deformidades na face. “Respirar pelo nariz é um dos principais fatores para que o rosto da criança cresça de forma correta e harmoniosa”, enfatiza o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, da Clínica Köhler Ortofacial.
A explicação é que respirar pela boca altera o equilíbrio muscular do rosto, gerando deformidades dentofaciais. “Estas distorções atingem principalmente a maxila, onde estão localizados os dentes superiores. Sua forma é alterada, o palato (céu da boca) fica aprofundado e a arcada superior fica estreita. A partir disso surgem os problemas ortodônticos, que sempre são precedidos pela deformação dos ossos que contem os dentes”, esclarece Köhler.
O especialista afirma que muitas pessoas acreditam que o rosto é formado somente com base no código genético, sem a influência de outros fatores, o que não é verdade. “Assim que a criança nasce os fatores ambientais começam a influenciar a maneira como a face se desenvolverá. A boa notícia é que se o problema for detectado precocemente é possível diminuir os prejuízos futuros”, ressalta.
Köhler aconselha os pais a observar a maneira como as crianças abrem e fecham a boca para detectar se há alguma alteração no crescimento facial. “A oclusão dentária (forma como os dentes superiores se encaixam com os inferiores) interfere tanto nas funcionalidades como na estética. O acompanhamento precoce ajuda a evitar ou ameniza problemas físicos e diminui o risco de desenvolver complexos psicológicos”, acrescenta.
O tratamento é indicado conforme o tipo de alteração, a intensidade e a idade do paciente e pode envolver mais de um profissional. “A ortodontia trabalha pensando principalmente na parte funcional da boca. O objetivo é, além de proporcionar harmonia, resolver os problemas bucais como mastigação incorreta, mordida errada e até dificuldade de falar. Há casos em que o tratamento tem que ser interdisciplinar, no qual médicos e dentistas atuam em conjunto”, aponta Köhler.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: