Posted by: kohlerortofacial | March 27, 2010

Crianças sofrem com dificuldade de relacionamento devido a aparência

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota nos Estados Unidos, mostrou aquilo que muitos pais e educadores já tinham se dado conta. As crianças que apresentam aparência facial fora dos padrões estéticos são frequentemente alvo de brincadeiras e gozações, como piadas e apelidos ofensivos.
Comportamento que pode também ser percebido em adultos, de uma forma diferente. Crianças com o rostinho bonito e angelical podem ter um tipo de consideração dos adultos para com comportamentos, erros e ou  faltas do dia-a-dia. Já o contrário parece ocorrer com as crianças com seu rosto prejudicado pela falta de harmonia e beleza, principalmente na região dentofacial (onde se instalam as questões de desvios ortodônticos).
Com base nisso percebe-se o quanto a beleza se tornou importante nas relações sociais, e o rosto é o ponto de início, nosso cartão de visitas. E inevitávelmente é onde a percepção sobre as pessoas inicia, sendo algumas vezes cercada de julgamentos, inclusive negativos.
Este é um dos principais motivos para que os pais estejam sempre atentos ao crescimento e desenvolvimento da região dentofacial (que contém a boca ) das crianças, afinal ela representa um terço do rosto. E na infância vários fatores podem causar deformações que podem influenciar na aparencia, desde a respiração bucal, o estado rinitoso, o crescimento exagerado de adenóide e amídalas palatinas, a mastigação inadequada e – inclusive –  o ranger constante dos dentes. Inclusive alterações da fonação podem estar associadas a anomalias dentofaciais pediátricas.
Por isso o ideal é um acompanhamento continuado por um profissional especializado em monitorar o crescimento do rosto e das arcadas dentárias dos pequenos. Este acompanhamento pode ser realizado a partir da idade pré-escolar – por volta dos 5 anos de idade – e poderá previnir possíveis anomalias ou  inadequações de crescimento facial futuras, garantindo uma melhor  confiança e estado de espírito para enfrentar a vida com auto-estima elevada.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: