Posted by: kohlerortofacial | March 22, 2010

Amamentação garante a formação correta da face da criança

O ato de amamentar garante um vínculo poderoso entre mãe e bebê, o contato e cuidados fazem com que a criança se perceba amada e garante o bom desenvolvimento. Mas os benefícios vão muito além dos aspectos nutricionais, o ato de amamentar garante os movimentos musculares corretos para que o crescimento da face da criança ocorra dentro da normalidade morfológica e funcional.
Quando o bebê esta se alimentando no seio da mãe, também esta exercitando toda a musculatura facial e a respiração. Ao fazer os movimentos de sucção e deglutição fortalece os músculos da face, encaminhando a formação correta dos ossos. Durante este processo a criança ainda posiciona os lábios e a língua sobre o mamilo da mãe controlando a entrada de leite e impossibilitando a entrada de ar, fazendo com que a respiração seja feita pelo nariz e não pela boca. Para compreender melhor o nível deste exercício devemos imaginar que no período de um minuto podem ser feitas de 5 a 30 sucções dependendo da fome da criança. 
“Quando se usa a mamadeira, o fluxo de leite é diferente, obrigando a criança a alterar a posição da língua para conseguir se amamentar. Engolir incorretamente de maneira constante, com certeza, trará prejuízos ao desenvolvimento do rosto e das arcadas dentárias”, afirma o ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler, desde que os ossos da face tem uma plasticidade acentuada que é moldada também pela ação da musculatura.
A formação adequada da estrutura óssea e musculatura do rosto também poderá influenciar diretamente em outra função essencial, a fala. Segundo a fonoaudióloga Nilse Köhler, quando a criança esta amamentando também já esta se preparando para falar, pois o mamilo atinge uma região que estimula os pontos articulatórios que produzirão os fonemas. “Amamentando a mãe estará prevenindo possíveis anormalidades, pois estará fortalecendo e tonificando a língua, os lábios e as bochechas. Músculos que serão responsáveis pela geração também das futuras palavras”, afirma Nilse.


Responses

  1. Grande blog, tio Gerson! Deixo aqui, meus parabéns atrasado para a Tia Nilse! Em breve vamos fazer um churrasco só de bovinos Red Angus! Um abração!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: