Posted by: kohlerortofacial | March 8, 2010

Dia Internacional da Mulher, dia de observar a harmonia do seu rosto

Neste dia 8 de março comemora-se os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, celebrando conquistas e vitórias. Mesmo se inserindo num mundo cada vez mais corrido as mulheres nunca deixaram sua feminilidade e vaidade de lado.

Dietas, esportes e tratamentos estéticos não faltam na agenda da mulher moderna, mas tudo isso é suficiente para manter um rosto bonito? Além dos cuidados com a pele e a alimentação é importante ter um bom cuidado bucal, tanto na higiene, como no tratamento de algumas doenças que podem causar alterações na região dentofacial.

Respirar pela boca, geralmente em pessoas com obstruções nasais (a rinite alérgica é uma das causas), pode causar, desde criança,  uma deformação progressiva na face, alterar a região dentofacial (que engloba a boca) e – inclusive – causar dores de cabeça e no pescoço, por alteração da atividade muscular. Isso se dá pela “plasticidade dos ossos do rosto” como explica o ordodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler. “A respiração bucal é uma das principais ‘causas alteradoras’ do crescimento facial, pois muda toda a ação dos músculos sobre os ossos do rosto. E músculos agindo de forma inadequada sobre ossos, deforma-os. Isto ocorre em qualquer parte do corpo, mas, no rosto, isto é bem mais intenso e visível.”

Para um rosto harmônico e uma saúde adequada o professor Köhler recomenda um acompanhamento contínuo e interdisciplinar, que pode prever – e mesmo evitar – deformações mais sérias e que possam afetar a beleza do rosto. “O projeto da face humana – para sua expressão em seus melhores níveis de harmonia e beleza – não é apenas uma questão genética, como se queria acreditar em tempos passados. A face humana, para alcançar sua melhor aparência, beleza e funcionalidade é, tecnicamente falando, considerada “estímulo-dependente”. E esta estímulo-dependência depende das funções inerentes ao rosto efetuadas de forma correta, ou seja, respirar, mastigar, deglutir, falar entre outros”, afirma Köhler.

Por isso tudo que hoje, o Dia Internacional da Mulher é um bom dia para se preocupar com a saúde e por que não – pela sua importância enquanto nossa identificação para com o mundo  -com a estética e harmonia do seu rosto?


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: