Posted by: kohlerortofacial | March 4, 2010

O que é o zumbido e suas principais causas

Amanhã, dia 05, ás 6h15 no Bom Dia (RPC) Rita Mendes, dará uma entrevista sobre este evento. Trabalho da Toda Comunicação.

Na próxima sexta-feira, dia 5, o GAPZ – Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido recebe mais uma vez aqueles que sofrem com esse incômodo ruído nos ouvidos. O objetivo do encontro é dar oportunidade para pessoas esclarecerem suas dúvidas sobre o tema com profissionais qualificados e experientes. “O que é o zumbido e suas principais causas” é o assunto desta primeira reunião do ano de 2010 que, acontecerá no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná a partir das 14h como de costume.
O comando do encontro será responsabilidade da doutora Rita de Cássia Guimarães Mendes, Otorrinolaringologista, Otoneurologista e Coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido – GAPZ Regional Curitiba. Sua palestra discorrerá  sobre a conceituação deste sintoma e de como podemos identificá-la. “O zumbido pode ter muitas causas, por isso é necessária uma investigação detalhada, às vezes multidisciplinar. Por outro lado, o tratamento de algumas formas do sintoma pode ser terapêuticamente variável, havendo várias maneiras de  controlar esta incômoda e desconfortante sensação”, explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, também membro do GAPZ Curitiba. O problema pode ser conseqüência desde exposição a ruídos intensos, pressão alta, passando por diabetes até disfunções nas articulações da mandíbula e também pressionamentos inadequados da musculatura de cabeça-e-pescoço, principalmente da boca. Apesar disso, o responsável pelo início do tratamento é sempre o otorrinolaringologista. É ele que encaminha o paciente para exames ou outras especialidades médicas.
O Silencio nem sempre vale ouro
O cotidiano apressado e ruidoso em que vivemos faz com que busquemos momentos de calma e tranqüilidade para reequilibrar nosso corpo e nossa mente.  Seria, então, aquele momento de sossego a solução tão esperada para tranqüilizar nossa vida atribulada?
Pois para aproximadamente 27 milhões de brasileiros portadores deste desconfortante sintoma, permanecer em local calmo e silencioso pode agravar ainda mais o zumbido.  Cerca de 17% da população queixa-se de zumbido, ou seja, percebe um som nos ouvidos e este sintoma pode prejudicar severamente o dia-a-dia e a qualidade de vida dessas pessoas.
 A percepção do zumbido piora em situação de silencio pela diminuição da entrada de sons nos ouvidos e conseqüente facilitação para se detectar o estimulo do mesmo nas vias auditivas e no cérebro, informa a Coordenadora do GAPZ que é especialista em Otoneurologia.
O zumbido, na maioria das vezes é acompanhado de algum grau de perda de audição, decorrente de alterações em algum ponto da via auditiva. Isto pode ocorrer, por exemplo, por exposição a ruídos intensos, por desgaste das células auditivas pela idade, por comprometimentos vasculares (hipertensão arterial), metabólicos (aumento da glicemia, colesterol), hormonais (tireóide), emocionais (ansiedade, depressão) e erros alimentares, entre outros.
Em menor proporção, porém não menos importante, estão os zumbidos gerados a partir excesso de ação da musculatura da face e do pescoço, informa Gerson Köhler.
Todo zumbido deve ser investigado por médico especialista em doenças de ouvido, o otorrinolaringologista, que analisará caso a caso, para detectar o que está ocasionando o sintoma. Ele solicitará exames de audição e avaliações especializadas com ortodontista, fisioterapeuta e psicólogo para o diagnóstico das causas do zumbido e assim determinar o melhor tratamento para cada paciente.
Recomenda-se – entre outros – que corrija os erros alimentares, cultive hábitos de vida saudáveis e evite o silencio para não facilitar a percepção do zumbido.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: