Posted by: kohlerortofacial | March 2, 2010

Prognatismo mandibular pode ser tratado – na fase infantil – com aparelhos ortopédicos

O prognatismo mandibular é um problema que altera significativamente a harmonia e beleza do rosto, sendo a anomalia dentofacial mais deformante da face. Para visualizar se o problema existe, basta verificar se os incisivos – que são os dentes da frente – da arcada inferior fecham-se à frente dos incisivos superiores. Isso ocorre quando na face da criança  a mandíbula (que contém os dentes inferiores) estiver tendo um crescimento inadequado, maior do que a maxila (que contém os dentes superiores).
De acordo com o especialista – e professor de pós-graduação – em ortodonta e ortopedia-facial, Gerson Köhler, existem três formas características de relacionamento dos dentes inferiores (da mandíbula) com os superiores (da maxila). Tecnicamente – e com base apenas na posição dos dentes em si – são chamadas de: Classe I  (correta),  Classe  II (com projeção para a frente dos dentes da maxila, ocorrendo em cerca de 80% dos casos; e a Classe III, quando os dentes da mandíbula estão à frente dos da maxila. A Classe III é a de menor incidência na população, mas é a mais temida e difícil de normalizar, podendo, em casos em que o fator genético é predominante, necessitar de procedimentos cirúrgicos associados com ortodônticos.
“A anomalia dentofacial (má -oclusão dentária) de  Classe III (com presença do prognatismo mandibular) pode ter origem essencialmente esquelética, mas, em muitos casos, pode também ser decorrente de questões disfuncionais do sistema mastigatório. De qualquer forma o prognatismo mandibular causa – sempre – uma acentuada e desagradável deformidade facial. Este problema de desfiguramento progressivo do rosto pode, no entanto, ser interceptado durante a fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial mediante o uso de aparelhos ortopédicos”, explica o professor Köhler.
Segundo o especialista, pelo fato do prognatismo mandibular poder envolver questões osteo-cartilaginosas endocondrais – seja por ação genética e/ou apenas decorrente de uma disfuncionalidade  – os aparelhos ortopédicos, que visam restringir o crescimento da mandíbula, devem ser prescritos terapeuticamente  em tenra idade na criança, desde que – é óbvio – já haja capacidade de colaboração da mesma. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce.
O prognatismo mandibular pode ocorrer – pelo desvio da funcionalidade própria do rosto e – quando a criança respira pela boca, o que exige que ela fique entreaberta, com a língua posicionada inadequadamente na parte de baixo da cavidade bucal. Esse fato pode propulsionar e estimular – repetidamente, durante as 24 horas do dia  – a mandíbula a começar a ter um crescimento alterado, para maior do que o normal.
Entretanto, com o tratamento tempestivo e precoce desta anomalia dentofacial, o componente esquelético da mandíbula pode responder muito bem ao uso de aparelhos ortopédico-faciais. Com isso, comprova-se ainda mais a veracidade da importância de toda criança efetuar consultas periódicas – ao estilo daquelas ao médico pediatra – ao ortopedista facial/ortodontista pediátrico para controle do crescimento e desenvolvimento de sua face.


Responses

  1. Tenho 18 anos e sou portadora de prognatismo mandibular. Estou em tratamento pré-cirúrgico, faço uso de aparelho ortodôntico e o tratamento a ser realizado no meu caso será a cirurgia ortognática.

    • Olá Miriam,
      A seqüência de tratamento, para casos cirúrgicos, está correta.
      Isto considerado, o que exatamente você deseja saber.
      Atenciosamente,
      Gerson I. Köhler
      Curitiba(PR)

      • oi tenho 21 anos e eu sou portadora de prognatismo mandibular.o meu caso já ta avançado parecido com a foto a sima o que faço primeiro. o aparelho ou a cirurgia .e quanto custa a cirurgia

  2. olá, tenho 28 anos e tenho o chamado prognomatismo,mas nunca ptocurei um médico para saber qual o grau do meu problema,no meu caso percebe-se mais de perfil , é tipo, a distancia entre os de cima e os de baixo quando encostados, é de um grão de arroz, pouca, mas quando sorrio é´perceptivel. será que com o uso do aparelho resolveria, ou é nescessaria cirurgia? obr

    • Olá Lívia,
      Bom dia.
      A primeira coisa a fazer é uma consulta para obter um correto diagnóstico. Existem casos que podem ser tratados somente através de procedimentos ortodônticos especializados.
      Faça isto – agende uma consulta com um especialista – e terá a resposta correta.
      Disponha de nossas informações adicionais sempre que desejar.
      Atenciosamente,
      Gerson I. Köhler – Curitiba(PR)

  3. Boas
    A minha filha tem 2 anos e o maxilar inferior está mais avançado que o superior aparentando ter prognatismo mandibular. Poderá efectuar tratamento desde já?
    Cumprimentos

    • Caro Nuno,
      Vejo que você é de Portugal. É uma satisfação – como brasileiro – ter atravessado o Atlântico e chegado até vocês, na Europa.
      Com relação à sua filha de 2 anos, sim, hoje em dia a moderna Ortopedia Facial já pode prescrever um tratamento precoce para minimizar e controlar o crescimento mandibular anormal.
      Mas, é preciso ter mais dados. Informe, por favor o seguinte:
      1. se sua filha respira pelo nariz ou se o faz pela boca, caracterizando a chamada ‘respiração bucal’;
      2. se existem prognatas (pessoas com a mandíbula maior do que a maxila) tanto em seus familiares quanto aos de sua esposa;
      3. se ela é alérgica, se tem rinite;
      4. se foi amamentada no seio materno ou se usa mamadeira desde o nascimento;
      5. se nasceu de parto normal ou através de ‘cesariana’;
      6. se precisou de cuidados especiais ao nascer…qual foi o seu APGAR ao nascer e após 5 minutos (é uma testagem de funções vitais a que toda criança é submetida ao nascer, vai até 10 e se for igual ou menor a 7, precisará de cuidados especiais, tal como incubadora).
      Aguardo sua resposta para poder orientá-lo melhor.
      Saudações brasileiras.
      Gerson I. Köhler
      kohler1@uol.com.br
      Curitiba, Paraná, Brasil

    • Oi minha vai fazer 2 anos agora no final do mês e ela tem mordida cruzada. Respira pelo nariz e as vezes pela boca, minha irmã tem esse problema (da mordida cruzada), ela é alérgica a lactose, ela amamenta, nasceu de cesária, o APGAR (9). O que devo fazer por ela ter a mordida cruza e..ela tem 6 dentes em cada arcada é normal ?

      • Bom dia, Elaine. Você deve levá-la a um ortodontista que faça acompanhamento pediátrico para que ele avalie a arcada dentária da sua filha e todas as estruturas bucais. Com o diagnóstico correto, será possível indicar o tratamento mais adequado para solucionar o problema.

  4. Olá Dr. Gerson, classe III, porém bem compensado anterior, mas meus molares estão em classe III, de perfil sou bem prognata. Por ironia de destino, minha filha de 02 anos já tem mordida cruzada anterior, e não posterior. Desde neném os roletes gengivais já eram cruzados. Eu também sou ortodontista, mas em minha especialização não tive muita noção de ortopedia. Meu protocolo de tratamento seria esperar quando ela tiver 05 anos e colocar um Hyrax e associar com uma máscara facial de Petti ou um OmaSerra. Como ela não precisa de disjunção assim que ocorrer eu vou voltar o parafuso pelo mesmo protocolo de ativação utilizado, me restando somente a função de levar a maxila para frente. O que o senhor acha? Teria um tratamento mais fácil? Ainda está muito cedo para diagnóstico, pois ainda não erupcionaram os segundos molares deciduos ainda não.
    Att. Alexandre L. Gonçalves

  5. Olá, tenho uma filha de 5 anos que esta com prognomatismo, e fui orientada por sua fono a procurar um dentista.procurei uma dentista que me disse que a mesma teria que usar 2 tipos de aparelhos urgente(fixo e movel) e numa segunda avaliaçao com outro dentisa o mesmo disse que a mesma era muito novinha e só a partir dos 8 anos. pesquisei nos sites, e descobri que não é aconselhavel crianca ainda com dente de leite usar aparelho fixo. enfim deu p/imaginar o nó que deu na minha cabeça? e como identificar um bom profissional, se cada um fala uma coisa? tenho medo de pagar caro por um tratamento ineficaz.por favor podem me orientar? Obs: ouvindo seus comentários acho que uma porção de coisa contribuiu p/ o caso de minha filha. temos na familia (minha mae) a avó da criança com a mandibula p/frente e todas tias…minha filha teve um caso de adenoide no nariz e por um bom tempo respirou pela boca, conseguimos (com ajuda fono/otorrino) mudar esse quadro.e a mesma até hoje tem o habito de mamadeira (não conseguí amament-la quando bebe) e até hoje pela manha e ao dormir é mamadeira.Meu parto foi cesariana,mas não tenho conhecimento de nenhum problema quanto a isso.Porem minha maior dúvida é quanto ao aparelho, seria necessario mesmo ela usar o aparelho fixo,não seria no momento projudicial quanto a troca dos dentes, ou só o aparelho movel não seria suficiente? No aguardo de um breve retorno,agradeço desde já a atencao.

    Sem mais
    Atenciosamente
    Marta Alves

    • Marta,
      Sempre que uma doença ou um distúrbio (no caso de crescimento da região facial) seja detectado, deve ser – após diagnosticado – tratado.
      Atenciosamente.

  6. ola a once anos fiz a operacao e estive tres anos sem sensibilidade. a um tempa sento que o maxilar esta ligeramente desviado para o lado dereito como o labio. a algum tratamento para ficar simetrico????

    • Olá Garcia,
      Sempre existe algum tipo de procedimento – seja clínico ou cirúrgico – para minimizar eventuais alterações na simetria do rosto. Consulte um especialista na área de Ortodontia ou de Cirurgia Maxilofacial (Ortognática).
      Atenciosamente,
      Gerson I. Köhler

  7. olá doutor,
    Meu filho, hoje com 5 anos e oito meses tem a mandibula mais avançada que o maxilar, problema que percebi desde seu primeiro ano de vida. Até os dois anos ele não dormia a noite toda pois seu nariz entupia, e aí conversando com o pediatra dele, foi-lhe receitado um remédio a base de corticoide q ele usou por um mês e q melhorou mto durant este periodo, depois foi melhorando aos poucos com o tempo. hoje ele dorme a noite toda, porém apresenta olheras bem leves. Atualmente ele está também apresentando mordida cruzada. Meu filho geralmente respira pelo nariz, mas as vezes dorme com a boca aberta mesmo q esteja respirando pelo nariz;na nossa família não conheço ninguém que seja prognata; mamou no peito até cinco meses, depois passamos para a mamadeira, mas hoje já não usa mamadeira mais; nasceu de cesariana; o apgar dele só foi feito ao nascer e a nota foi 10;
    Já levei em um ortodontista q me disse q o prognatismo cessaria sozinho com o tempo e q não tinha o q fazer a não ser dar tempo ao tempo.Porém ao ler seu artigo fiquei preocupada, pensando q de repente haja algo q eu possa fazer desde já.
    Obrigada pela atenção,
    Aguardo anciosamente sua resposta,
    Cristiane

    • Cristiane,
      Informe em que cidade você está para podermos informar um especialista para uma segunda opinião clínica e diagnóstica de seu filho.
      Atenciosamente,

      • Moro em Santa Isabel do Ivaí, Paraná.
        Muito obrigada pela sua atenção.

  8. Caro Dr. Kohler,
    tenho uma filha de 2 anos que foi diagnosticada por um dentista da família com prognatismo já grau III. Estou muito preocupada sem saber qual profissional procurar, mesmo porque não conheço nenhum profissional que seja referência aqui em São Paulo, aonde residismo. Gostaria de saber como proceder e se haveria aqui na cidade algum profissional da sua extrema confiança para me indicar.
    Agradeço a atenção desde já
    Camila

    • Camila,
      Procure por Dr. Kurt Faltin Júnior. Coloque o nome dele no Google e você terá o endereço.
      Se desejar mais informações disponha.
      Atenciosamente,
      Gerson I. Köhler

  9. Boa noite,
    O meu filho tem 2 anos e 4 meses e apresenta prognatismo mandibular. Gostaria de saber se pode fazer ja algum tratamento e qual? E se o esta pode ser a causa do atraso da linguagem?
    Obrigada

  10. Tenho 15 anos e tenho esse mesmo problema

    seria mais adequado pra mim o aparelho ou a cirurgia?

    • Somente após a consulta e o diagnóstico é que você pode ter esta pergunta respondida.
      Atenciosamente.
      Gerson I. Köhler

  11. […] atualização 07/07/2011 – 21:59h: o dito queixo grande refere-se ao prognatismo mandibular, fiz uma pesquisa rápida na internet sobre o assunto e não vi nada ligando o problema a […]

    • Sua mensagem está aparecendo truncada em meu monitor. Por favor refaça a pergunta para podermos respondê-la.

  12. Temos uma filha prestes a completar 15anos e desde os 4 anos usa aparelhos (diversos). Seu problema é grau III.Ficamos preocupados pois os dentistas dizem que o caso é cirúrgico. Porém, nos disseram que há um tratamento chamado “DAMON”, técnica de um professor do CAnadá. Não conhecemos. O que fazer?

    Agradeço
    Carlos Jorge

  13. Olá Gerson Köhler,
    Gostaria de saber se há necessidade do paciente se preparar psicologicamente para uma cirurgia ortognática. Faço essa pergunta pelo seguinte: Hoje estou com 9 dias de pós-operatório da ref. cirurgia, pois tenho prognat. mandibular , Classe III. Foi simplesmente traumático. Embora soubesse que não seria fácil, foi tudo muito além. Por conta disso tô jogando pro alto um grande sonho: a de concluir meu tratamento odontológico, com a conclusão de 8 implantes.
    Só hj, 9 dias depois da cirurgia, é q começo a me recuperar e a 1ª coisa que fiz foi vir pesquisar sobre o assunto na net. Por isso, acho q se tivesse tido um preparo psicológico, seria tudo mais fácil.
    Att,
    Rita Queiroz

  14. Olá Gerson,
    Eu tenho 18 anos, e tenho prognatismo mandibular, classe 3. Vou ter que ser submetida a cirurgia, mas estou com medo pois não consigo respirar pelo nariz e tenho asma. Além disso, tenho medo das dores que possam surgir porque vou cortar a mandibula em baixo, o mento e ainda puxar o maxilar superior para a frente. queria uma noção de como vou ficar depois da operação e como me hei-de preparar para uma cirugia desta dimensão.

    Agradeço,
    Jessica Barão

  15. Olá Dr. Tenho uma filha de 1 ano e 1 mes. Desde os primeiros dentinhos, observo que sua mordida apresenta o relatado “prognatismo mandibular”, os dentes inferiores ficam sobre os superiores. Isso me preocupa bastante. Hoje ela está com 4 dentinhos. 2 em cima e 2 em baixo. Ela nunca chupou chupeta e começou a usar mamadeira aos 7 meses, antes era somente leite materno. Será que posso fazer alguma coisa para corrigir? Será que começar a dar chupeta pode ajudar? desde já agradeço a atenção. Rafaela Soares

  16. olá tenho 13 anos e vou colocar um aparelho ortodontico agora…..mas tenho muito mudo de operar será que vai ser preciso ? por que a ortodontica vai colocar um negoço para abrir o meu ceu da boca e encaixar com o da frente se eu correr agora sera que e preciso fazer a cirurgia ? me responda por favor ?

  17. Olá Dr, eu tenho 17 anos, e tenho prognatismo a distancia entre os dentes é de mais ou menos 2 milimetros, estou usando o capelozza faz 4 meses, coloquei agora a parte de baixo, vc acha que é possivel uma melhora no meu caso só com o aparelho? pois cirurgia esta fora de cogitação pois tenho medo e não acho nescessario, o meu medo tbm é de sofrer muito com o aparelho e no final não ver diferença nenhuma, vc pode me ajudar? acha que posso melhorar?

  18. Eu tenho 13 anos eu tive que usar esse mesmo aparelho mais vc tera que fazer a cirurgia, eu so n sei com quantos anos pode fazer ela.e tambem tenho que fazer a cirurgia e estou com muito medo

  19. Dr. Geson,
    Minha neta tem 2 anos e 9 meses apresenta, por enquanto pequena, projeção dos dentinhos da mandíbula à frente dos da maxila.
    Ocorre que se paiu é bastante prognata, muito mesmo, assim como sua avó paterna também.
    Levamos minha neta num odontopediatra que pediu uma radiografia panorâmica, que ainda não foi feita, e disse que ainda é cedo para intervir, mas que devemos acompanha-la periódicamente com um ortodontista.
    Já ouvi falar em crianças da mesma idade dela já em tratamento, portanto gostaria de saber:
    1)Se o Dr. concorda com este parecer
    2)Se poderia indicar um profissional para vê-la em São Luis/Maranhão prá onde minha filha e família estarão residindo de janeiro/2012 em diante.

    syllacordeiro@hotmail.com

  20. Olá os dentes de baixo do meu filho de 02 anos cobrem os dentes de cima, pode se dizer que ele tem prognatismo. Influencia na fala pois o mesmo fala bastante errado, troca varias letras, C pela T. Qual o tratamento nesta idade .

  21. Olá Doutor, recomendas algum especialista infantil em Porto Alegre?
    Minha filha tem 2 anos e 4 meses.
    Desde já, obrigada.
    Cláudia

  22. olá dr gerson, sou prognata classe III,mandíbula bem acentuada pra frente, tenho 37 anos ,gostaria de saber se mesmo eu usando prótese ,pois na maxila só tenho 2 dentes os caninos ,se é possível realizar essa cirurgia pela unimed aqui em santos , obrigado.

    • Tudo depende de um correto diagnóstico, checagem da hereditariedade para o prognatismo, funcionalidade do sistema estomatognático-facial.
      Haverá casos em que o tratamento necessitará de aparelhos ortopédicos funcionais e outros em que serão necessários máscara facial + disjuntor palatino.
      O especialista consultado saberá qual a melhor terapêutica para cada caso clínico,

  23. Ola eu uso a mascara facial e o aparelho no céu da boca eu gostaria de fazer a cirurgia quanto custa?

    • A resposta somente poderá ser dada por um cirurgião maxilofacial.
      Você poderá também consultar um cirurgião craniofacial (médico) viabilizando os procedimentos via Unimed.

  24. Dr Gerson, meu filho tem 1 ao e 5 meses e sempre foi prognata. Não há casos na família, todos somos classe I ou II….Há como corrigir? Sou fonoaudióloga, e moro em Taubaté-SP.
    Grata
    felisa.leal@gmail.com

    • Olá, Felisa. Como já respondi o seu caso em um outro comentário feito por você, reforço a necessidade de buscar um especialista em ortodontia e ortopedia facial para avaliar o caso do seu filho. Um abraço!

  25. Dr Gerson, meu filho é prognata, ele tem 1 ano e 5 meses. Como devo proceder? Sou fonoaudióloga e moro em taubaté-SP
    Não há casos na família, ele foi amamentado até 6 meses, usou mamadeira até os 8 meses. Usa copo com canudo.

    • Olá, Felisa. Você deve procurar um ortodontista/ortopedista facial que faça o acompanhamento pediátrico e possa fazer uma avaliação do caso do seu filho. Após o diagnóstico, o profissional poderá indicar a melhor opção de tratamento. Obrigado pela sua visita.

  26. Boa noite Doutor.
    Tenho uma filha que tem Síndrome de Down e tem todos os problemas respiratórios citados acima

  27. Continuando meu relato, fui orientada a procurar especialistas e num primeiro momento a Dentista me disse que é cedo, contudo estou preocupada e estou à procura de segunda opinião visto que depois de ler seu artigo parece que o momento é agora. Já me alertaram quanto ao custo alto do tratamento, mas também que o problema pode ser solucionado sem a intervenção cicurgica, visto que ainda é criança e está em processo de crescimento.Gostaria de obter mais informaçoes e para tanto estarei pesquisando seus trabalhos . Obrigada e boa noite.

    • Olá, Ana. O acompanhamento precoce é fundamental para evitar que o problema traga consequências no futuro. Você está correta em pedir uma segunda opinião. Consulte outros especialistas para avaliar a sua filha, assim você se sentirá mais segura em relação ao tratamento. Obrigado pela sua visita.

  28. Boa tarde, Dr. Gerson,
    Minha filha tem 11 anos e por diagnóstico do dentista clínico seria prognata classe III (levemente). Gostaria tratá-la para não ter de ser submetida a cirurgia mais tarde. Meu medo é que com o crescimento o seu queixo se projete mais para a frente. Já fui a dois ortodontistas que não tratam deste problema. Poderia me indicar um especialista no Rio de Janeiro?

  29. Dr. Meu filho tem 2 anos e classe III…é genético..pois tive o mesmo problema..ele já pode ser tratado com essa idade? Quem o sr indicaria em goiás?

  30. olá dr gerson, espero que me ajude tenho muitas duvidas minha filha tem 9 anos e o queixo avançado ja usou aparelho fixo e não vi muito resultado ficou com muita dor de cabeça então suspendi o tratamento em uma consulta com a dentista a mesma disse que ela precisa usar o aparelho tenho medo que ela fique usando por anos e não tenha resultado obs; por parte da familia da mãe tem o queixo avançado, mas a mãe não tem, ela nasceu de parto normal.
    devo esperar que ela cresça e no futuro ver qual procedimento faço talvez até cirurgia.

    desde já agradesço.

  31. Oi,
    Tenho uma filha de 2 anos e 6 meses, os dentes incisivos inferiores estao na frente dos superiores, percebi isso desde do nascimento dos primeiros dentes, minha irma teve prognatismo, meu tio e avo tinham prognatismo.
    Minha filha teve Sinuste, as vezes ela respira pela boc
    Nasceu prematura de 35 semanas de parto normal, teve apgar 8 e a amamento ate hoje.
    Existe alguma coisa a ser feita. Desde ja?

  32. oi Dr. tenho 16 anos e tenho prognatismo, fui na dentista e ela quer me por um aparelho só que esse aparelho custa R$2.000 reais, ela disse que é novo e avança o tratamento, por ser novo ele consegue em pouco tempo me preparar para a cirurgia fui no buco e ele quer que eu retire os meus dentes do fundo!

  33. Olá, Dr. Gerson, meus filhos um de 11 anos e o outro de 10 anos tem prognatismo, a ortodontista diz que eles precisam usar um aparelho móvel e externo, já outro ortodontista diz não ser necessario o uso do aparelho movel pois o aparelho fixo resolve. Estou muito confusa. Qual a sua sugestão?
    Desde já agradeço,
    Luciene.

  34. Dr.Gerson,
    Minha filha 12 anos tem os dentes de baixo um pouco mais para frente do que os de cima, mas de boca fechada a face é normal, não tem queixo pra dentro e nem pra fora. A dentista disse que ela terá que usar uma mascara facial para classe III ou fazer cirurgia ortogmática mais tarde. Gostaria de saber se neste caso ela poderia usar somente o aparelho ortodontico normal. Ela esta apavorada de usar esta mascara 14 horas por dia. Obrigada!

  35. Tenho um filho de 6 anos que foi diagnosticado pela sua dentista um crescimento do seu maxilar inferior e uma mordida cruzada. Meu filho esta trocando os dentinho e a mesma me aconselhou colocar dois aparelhos (um superior no palatino para a mordida cruzada e um inferior como uma placa acrílica fixa de 6 meses a 1 ano para incentivar o maxilar superior a ir para frente e paralisar o crescimento do maxilar inferior).Realmente fiquei muito apreensiva e gostara de saber se realmente tem correção e ate que idade.

  36. Olá! Tenho 14 anos e tenho muito medo de fazer a cirurgia ortognática. Gostaria de saber se o uso de aparelhos ortopédicos iria resolver esse problema q me encomoda muito…

    Obrigada, aguardo resposta.

    • Alice,
      Minha filha tem muito pouco prognatismo, com os dentes de baixo um pouco pra frente, mas não é muita coisa não! Ela irá usar o aparelho fixo para conserto. Fui em vários dentistas ortodonticos para ver, pois 2 quiseram colocar aquele aparelho horroroso que fica na testa e queixo. Graças a Deus achei um especialista em ortodontia e vamos fazer o tratamento com ele. Primeiro vá a vários dentistas para orçar e ver a opinião deles. Bjs.
      Solange/São Gonçalo/RJ

      • Eu já usei a máscara que pega no queixo e na testa, mais não tive bons resultados…
        Fui para outro dentista e ele me sugeriu que fosse arrancar os primeiros pré-molares e em seguinte, usar o aparelho fixo.
        O dentista me afirmou que o resultado não será 100% mais irá amenizar um pouco o prognatismo. Futuramente, talvez, eu faça a cirurgia ortognática.

        Obrigada!!

  37. Olá, meu nome eh Anderson tenho prognatismo mandibular, preciso fazer a cirurgia, segundo o que disse minha dentista, gostaria de saber, quanto custa a sirurgia?
    Obrigado!!

    • O valor da cirurgia depende da cidade, do seu caso e do profissional que irá atendê-lo. O ideal é marcar uma consulta com um especialista de sua confiança para fazer uma avaliação. Obrigado pela visita, volte sempre.

  38. Tenho 17 anos, e desde nova sofro muito por ter vergonha da minha boca, sempre tento esconder, n gosto quando as pessoas me olham pelo perfil, me sinto muito mal, uso apaelho faz 5 anos, mas não adiantou de nada, tenho um sorriso gengival, e meu ortodontista disse que era pra arrancar 4 dentes em baixo e 4 em cima, mas o sorriso vai ficar mais gengival ainda e não será um bom resultado, afirmou o dentista, e não vão ficar do jeito que eu quero, a parte de cima é mais pra frente do que a de baixo, e na mordida tem uma distância, de 1-2 centimentros, eu acho… é horrivel, me sinto mt mal, será que é um caso de cirurgia ortognatica?

    • O ideal é procurar um especialista que avalie o seu caso com atenção. É necessário analisar as limitações físicas e técnicas e indicar o melhor tratamento para que você fiquei saudável e se senta bem com a sua imagem. O tratamento dos problemas dentofaciais é fundamental para a funcionalidade da boca e também para a beleza do rosto, com consequente elevação da auto-estima.

  39. Boa noite DrGerson,
    Minha filha tem 6 anos e desde os 4 corro com ela em ortodontistas porque ela é prognata, porem ela nao é uma criança “facil”, no sentido que nao via com todo mundo, nao quer abrir a boca pro dentista ver etc, entao todos me recomendaram a aguardar ela amadurecer um pouco, nao consegui fazer a panoramica nem o molde com ela. Ela fez 6 anos em junho, ainda esta com todos os dentes de leite. Gostaria de que vc me indicasse um especialista em Santos para realizar o tratamento.
    Obrigada
    Luiza Salles Moreira

    • Acho que você deveria consultar com Dr. Kurt Faltin Jr ou seu filho Rolf Faltin – especialistas em Ortopedia Facial – na cidade de São Paulo. Localize o endereço de seu consultório via Google. O fato é que a questão precisa de tratamento com a devida precocidade. Faça desta consulta uma urgência, não deixe mais o tempo passar.

  40. Olá Meu nome é Ruan tenho 14 anos e sou portador do Prognatismo O meu caso é diferente da foto está menos do que 1 grão de arroz séra que daria para eu usar um aparelho ou teria que fazer a cirurgia mesmo?Os meus colegas me zoam me chamando de “Quexada” Pensando que o problema é o queixo mas não é,Obrg por quem responder minha pergunta xD!

    • Olá Ruan, muito obrigado pela sua visita. Para responder a sua pergunta é necessário fazer uma avaliação do caso. O ideal é você consultar um especialista, que possa analisar o seu rosto como um todo, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

  41. Ha alguma relacao entre rinite alergica e classe III ?

    • Em princípio esta relação parece estar mais presente na Classe II, mas, considerando que o rinitoso faz respiração bucal e que, ao respirar é preciso baixar a língua, se houver uma propensão familiar (hereditária para o prognatismo mandibular) ele pode ter seu potencial de acontecimento potencializado.

  42. Ola meu nome eh Sinara tenho uma filha q completara 3 anos 31 de outubro e venho percebendo desde q ela tem 9 meses q esta com a mandibula fazendo barulhos e logo q comecçou a nascer os dentes de tras esta ficando muito tempo com a madibula para frente e as vezes ate conversa fazendo isso , nos chamamos a atençaõ dela e ela fica normal, mas estou muito preocupada fui falar com o pediatra e ele falou pra levar ao dentista e vou fazer isso urgentemente .Ela nasceu de parto normal e sempre tem boa respiraçao ,mas o q me preocupa eh q eu tenho dtm e isso doi muito e venho a anos fazendo tratamento e o meu medo eh q ela tb cinta dor apesar deu sempre perguntar a ela se ela sente dor, eu sempre tento levar ela ao dentista mas acontece q minha sogra fica falando q naun precisa e meu marido sempre fica dando ouvidos a ela,e fica falando q sou exagerada mas q bom q achei esse site .Me da uma luz por favor ..

    • Olá Sinara, muito obrigado pela sua visita. É fundamental que você leve a sua filha a um ortodontista, preferencialmente com especialização em Ortopedia Facial. A mandíbula deve trabalhar de maneira suave, sem fazer barulhos ou provocar dor. Por isso é necessário levá-la para uma avaliação com um profissional. O tratamento precoce é essencial para evitar prejuízos futuros no crescimento e desenvolvimento facial da criança e comprometimentos de forma e função da boca e de suas estruturas.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: