Posted by: kohlerortofacial | December 16, 2009

Doenças na infância podem levar a deformações na face

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas a genética que influencia na forma como o rosto de uma criança se desenvolverá. Pesquisas revelam que esse crescimento está diretamente relacionado a fatores ambientais e comportamentais, ou seja, as condições em que a criança está inserida podem interagir com a herança genética e redirecionar o desenvolvimento.
Doenças, hábitos bucais e faciais e acidentes podem, sim, gerar disfunções. Problemas alérgicos e demais doenças respiratórias são determinantes, já que podem interferir no mecanismo respiratório, gerando respiração bucal suplementar e desequilibrando a função muscular facial (aí incluída também a língua em seu ato de deglutição). O crescimento ósseo maxilar e mandibular dessas crianças pode estar comprometido, bem como o posicionamento e a organização de seus dentes.
A recomendação é que o tratamento comece assim que o problema for diagnosticado, sem necessariamente o uso de aparelhos corretivos. Sabe-se que a idade pré-escolar (entre 3 e 6 anos) é a ideal para uma primeira avaliação. Esse diagnóstico deve ser multidisciplinar e abranger ortopedistas, ortodontistas, otorrinolaringologistas, alergologistas, pediatras e fonoaudiólogos.
Além de doenças, hábitos aparentemente ingênuos como mamadeira, chupeta, sucção de dedo, roer a unha e ranger os dentes durante a noite podem levar ao crescimento disfuncional que, se não tratado, prejudica a auto-estima dessas crianças e adolescentes. Isso porque os desvios da normalidade facial são desfiguramentos progressivos da face, justamente a parte do corpo mais suscetível a deformações. Elas ocorrem lentamente. Às vezes a criança tem rinite alérgica, por exemplo, e são tomadas medidas de prevenção às crises e tratados apenas seus sintomas, ignorando o potencial de anomalias na face, só percebidas após algum tempo. O resultado? Dificuldades ainda maiores da respiração, sucção, mastigação e deglutição, além do bullying – apelidos e brincadeiras de mau gosto feitos pelos colegas, principalmente na escola. A pessoa leva consequências para o resto da vida, quando poderia ter se desenvolvido normalmente com o tratamento adequado de um especialista em ortodontia e ortopedia facial.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: