Posted by: kohlerortofacial | October 5, 2009

GAPZ apresenta os tratamentos para o zumbido

O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido trouxe, na última sexta-feira, aos seus participantes informações sobre o que eles mais querem saber: solução. Os diversos tipos de tratamento para o problema foram apresentados pela otorrinolaringologista e otoneurologista, Rita Mendes, que também coordena o GAPZ.

Mais uma vez, muitas caras novas na plateia, que contava com cerca de 30 pessoas. Entre elas, uma advogada que veio de muito longe, de Porto Alegre. Há muito tempo procurando por recursos para o seu zumbido, ela encontrou o GAPZ pela internet e não teve dúvidas, pegou a estrada para ver como o grupo poderia ajudá-la.

Ela viu  Dra. Rita Mendes explicar que diversas terapias estão na área da Otorrinolaringologia, que abrange a maior parte das causas do zumbido, mas que também existem outros tratamentos que exigem o trabalho interdisciplinar com ortodontistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. “Mas o passo inicial é sempre dado pelo otorrinolaringologista, que irá descartar as deficiências próprias dos ouvidos (cóclea) antes de indicar outro profissional para atuação interdisciplinar/multiprofissional”, informa o ortodontista e ortopedista facial do GAPZ, Dr. Gerson Köhler.

Segundo ele, a atuação em conjunto de especialistas em várias áreas da saúde é fundamental para o trato não só de determinados casos específicos de zumbido, mas também em várias outras situações médicas, principalmente em questões de ronco, apneia e certos tipos de cefaleias tensionais. “Essa troca de informações é extremamente benéfica aos pacientes, que podem contar com mais conhecimentos a favor de seu tratamento”.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: