Posted by: kohlerortofacial | August 21, 2009

ORTODONTIA E A GERAÇÃO DOS "SEM IDADE".

São quse 30 anos atuando na área de Ortodontia e Ortopedia Facial e mais de 20 como docente convidado na Universidade Federal do Paraná. Durante todo esse tempo – sempre dedicado às questões dentofaciais – pude acompanhar o incrível avanço tecnológico, as novas possibilidades de terapias e as mudanças de público que minhas especialidades estão vivenciando.

Um dos pontos que mais se sobressai nesta gama de inovações são os tratamentos ortodônticos cujo foco principal é – além de normalizar as alterações posicionais dos dentes em suas arcadas – proporcionar condições de aparentar uma saudável e benéfica sensação de rejuvenescimento facial. O eterno sonho de recuperar a jovialidade após vários anos de vida já não é algo próprio apenas de uma fantasia ou desejo utópico e  sem fundamento. Todos aqueles que desejam harmonizar e rejuvenescer os traços da face não precisam mais esperar para fazer isto acontecer e nem tampouco a tradicional cirurgia é o único caminho para isto.

Recentemente, a revista Veja tratou deste tema em um encarte especial sobre a “Geração dos sem idade”, pessoas com 50, 60 anos que tentam re-estabelecer a juventude por meio de métodos estéticos. A Ortodontia entra nesse “merito” com sua gama  de terapias normalizadoras da região dentofacial – boca, dentes e função muscular  -, que não têm caráter cirúrgico, são menos invasivas e praticamente indolores.

A chamada “geração dos sem idade” – que não pode contar com os benefícios dos métodos de correção da região dentofacial quando mais jovem – conta agora com uma nova e favorável realidade para fazer isto acontecer. É importante notar que não estamos falando somente do tratamento ortodôntico em si, que faz parte rotineira das crianças, adolescentes e jovens destes novos tempos. O ponto, aqui, é a potencialidade que o  moderno tratamento chamado de “normalizador da região dentofacial” traz para os adultos já maduros, de também propiciar condições compatíveis com apreciável sensação de rejuvenescimento do rosto como um todo.

Há que se considerar que um rosto harmonioso e bonito não se faz apenas por meio de procedimentos cirúrgicos estéticos ou cosméticos de pele. É preciso não esquecer algo que é fundamental para o equilibro do rosto como um todo, a região dentofacial – a boca, os lábios, os dentes e todo seu demais conteúdo –  que representa mais de um terço da face. Esta região do rosto – chamada de dentofacial – é responsável por inúmeras e essenciais funções ligadas à beleza, harmonia e estética que envolvem o sorriso e resultam em potencialização da expressividade e aspecto mais jovial.

Os atuais aparelhos ortodônticos estão disponíveis para suprir essa demanda de pacientes adultos, desde os tradicionais (cujo uso, por si só, já proporciona uma aparência mais jovial) até os moderníssimos, transparentes e praticamente invisíveis. E, muito importante ressaltar, todos com atuação de forma não dolorosa ou desconfortante.

Os atuais “sem idade” não devem hesitar se realmente quiserem entrar para o grupo e curtirem as delícias de uma expressão saudável e harmoniosa. Não há motivo para deixar de lado a chance de seguir pelos próximos anos de vida, gozando de uma face jovial, saudável e remoçada. Basta procurar um especialista em Ortodontia voltado ao tratamento em adultos. O rosto é nosso cartão de apresentação ao mundo e cuidar dele tem reflexos positivos para a saúde, a auto-estima, a auto-imagem, o bem-estar e a qualidade de vida.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: