Posted by: kohlerortofacial | June 26, 2009

Distúrbios da face e a Mioterapia Orofacial

imagesA musculatura da face é responsável pela nossa comunicação com o mundo, pela expressão de nossas emoções, além de funções vitais como a respiração, a mastigação e a deglutição. Distúrbios orofaciais, ou seja, na funcionalidade dos músculos do rosto, entretanto, podem tornar essas funções deficitárias, com influência negativa sobre a beleza, harmonia e expressividade da face, além de sintomas desconfortantes.
Essas disfunções costumam aparecer em quase todas as pessoas que apresentam anomalias dentofaciais, possuem hábitos viciosos, e mesmo em quem tem o rosto normal, mas que, lenta e progressivamente, está perdendo sua funcionalidade. Alguns exemplos desses distúrbios são a postura e movimentação inadequada da língua na boca, o bruxismo, a mastigação dos lábios e das bochechas.
A Mioterapia Orofacial é um dos métodos indicados para o tratamento desses problemas. Por meio de exercícios, com ou sem aparelhos, aliados à mudanças de comportamento, ela visa a correção das disfunções da face.
Normalmente, o trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais, como ortodontistas, ortopedistas faciais, otorrinolaringologistas entre outros. E, se as recomendações terapêuticas forem seguidas corretamente pelo paciente, a melhora na aparência e função do rosto é substancial, mesmo em casos mais graves, como paralisias faciais.
É uma especialidade com grande impacto positivo na qualidade de vida e saúde do paciente. Procure saber mais, pois o rosto é seu cartão de apresentação para o mundo.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: